A Herança Africana na Música Brasileira
Falar de herança africana é sempre uma responsabilidade enorme, ainda mais para um pesquisador branco. Como ser justo com um povo de cultura tão rica, mas que precisou defender com unhas e dentes sua herança para que ela chegasse até nós?
Essa é uma pergunta que qualquer pesquisador@ de cultura afro-brasileira deveria se fazer constantemente. Para mim, como musicólogo, parte da resposta está em tratar com cuidado as tradições em questão e a informação que nos é dada com muito carinho pelos mestres e mestras que as detém. Isso inclui levar o material musical muito a sério por meio de uma análise que leve em consideração o pensamento musical das comunidades e artistas em questão tanto no Brasil como no continente africano. Desta maneira podemos entender que a “África” na música brasileira na realidade são várias “Áfricas” distintas, que no Brasil se encontrar, porém, ainda assim, não se misturam totalmente, preservando traços musicais específicos de culturas africanas distintas.
Nesta live, abordo estas questões junto com Paloma Pitaya do @pautamusical_ em uma linguagem simples e descontraída. Alguns dos temas estão disponíveis aqui para maior aprofundamento.